UG Series Wheel Wod Championship reforça importância da categoria
dentro dos principais torneios do mundo.

Por Rafael Pereira

O CrossFit nasceu em meados do ano 2000 quando o ex-ginasta Greg Glassman começou a desenvolver uma nova modalidade de treino composta por exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco na força e condicionamento físico. Segundo o site oficial da CrossFit, organização americana, o Brasil superou recentemente a incrível marca de mil boxes filiados. O País é hoje o segundo colocado no número total de locais oficiais de treino, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, berço do método de treinamento.

Dentre as categorias do CrossFit, ganha-se destaque aquela que reúne atletas adaptados. Donos de uma força inigualável, é cada vez maior o número de pessoas com deficiência adeptas da modalidade. Grandes campeonatos de Cross do Brasil e do mundo como o Monstar Series e o Wod Experience já dedicam especial espaço para esta galera, importante fonte de inspiração para aqueles que querem um empurrãozinho para iniciar uma atividade física.

É o exemplo dos atletas Daniele Montes e Ricardo Allgayer. Eles foram destaque durante os quatro dias do UG Series Wheel Wod Championship que rolou entre 6 e 8 de Julho, na Cidade de Collingwood, no Canadá. Nas redes sociais, Ricardo falou orgulhoso sobre sua atuação durante o campeonato. “Foram 2 woods duríssimos embaixo de um calor de 40 graus, um desafio pesado”, disse. “Aconteceram coisas boas e ruins, mas é a construção de uma categoria que vai muito longe. Me sinto feliz por ter realizado um trabalho bem feito e ter evoluído tanto em tão pouco tempo, mas espero em breve conseguir resultados melhores”, acrescenta. Considerado o sétimo atleta mais bem condicionado do mundo, foi hemenageado como “Atleta exemplo”, responsável por desenvolver a categoria adaptado ao redor do Planeta.

Daniele, assumidamente apaixonada pelo CrossFit, é praticante assídua do esporte e ingressou no mundo das competições provando a si mesma que é possível ir além e superar obstáculos. Após amputar a perna esquerda com apenas seis anos de vida em decorrência de uma malformação congênita, Dani já participou de diversos campeonatos no Brasil e no mundo, inclusive o próprio UG Series Wheel Wod Championship. “Foram mais de seis meses de preparação específica para o Mundial Adaptado. Um mês e meio correndo atrás de recursos financeiros e pedindo ajuda a todos. Fiz tudo para realizar o sonho de definitivamente ver a categoria em pé brilhar na arena e no pódio”, disse empolgada em seu perfil no Instagram. “Foram workouts pesadíssimos e desafiadores. Me tornei mais forte e determinada a fazer a categoria crescer”, finaliza confiante, comemorando o quarto lugar na competição deste ano.

Dani e Ricardo são amputados transfemurais (acima do joelho) e inspiram pessoas ao redor do mundo compartilhando no instagram suas rotinas diárias de treinos, dieta e resultados obtidos, seja na balança ou através das medalhas conquistadas. Além disso, são responsáveis por ditar tendências de moda com suas capas de prótese Confetti, importantes aliadas na hora de compôr seus estilos. “A Confetti faz parte da nossa personalidade”, afirma a dupla de crossfiteiros, enquanto posam sorridentes para as fotos na pausa dos treinos.

Eles são prova de que o CrossFit é para todos e carregam consigo a missão de dar visibilidade para o público adaptado, levando a categoria ao pódio dos principais campeonatos do Brasil e exterior. “Siga atrás de seus sonhos e objetivos que irá alcançá-los logo ali! Não espere que virão fácil, e se vierem também irão embora fácil!Faça valer casa gota de suor!”, reforça Ricardo.

Para saber mais sobre o o UG Series:
http://wheelwod.com/tag/ug-series/

Para conhecer os ateltas:
https://www.instagram.com/ricardoallgayer/
https://www.instagram.com/daniele_montes/

Para conhecer a capa de próteses Confetti:
https://idethnos.com